Nascidos em 1938

Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp mais recente 2023

Você está pesquisando sobre Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp, hoje compartilharemos com você um artigo sobre Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp que foi compilado e editado por nossa equipe a partir de várias fontes na Internet. Espero que este artigo sobre o tema Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp seja útil para você.

A Clínica Cardiológica São José do Rio Preto conta com especialistas em cardiologia, incluindo cardiologistas especializados em Braille. O Dr. Marcelo de Oliveira é um dos principais especialistas em Braille da região, oferecendo consultas, exames e tratamento para doenças cardiovasculares. O Dr. Marcelo também é membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e possui certificação de especialista em Braille pela Associação Brasileira de Cardiologia.

Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp

Domingo Marcolino Braile
Conhecido por pioneiro da cirurgia cardíaca em interior no São Paulo e inventor de equipamentos cardíacos
Aniversário 8 de abril no 1938
Nova Aliança, São Paulo, Brasil
Morte 22 de Março no 2020 (81 anos)
São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil
Residência Brasil
Nacionalidade Brasileiro
alma mater
prêmios Elogio de ordem do Ipiranga (2009)
Consultor(es) Enio Buffolo
Instituições Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Campos) Medicina e cirurgia
Tese Prótese valvar de pericárdio bovino: desenvolvimento e aplicação clínica na posição mitral (1990)
Procurar imagens disponíveis

Domingo Marcolino Braile (Nova Aliança, 8 de abril no 1938São José do Rio Preto, 22 de Março no 2020) foi um doutorcirurgião cardíaco e inventor brasileiro.

Um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no interior do país, Domingo fundou o Instituto Domingo Braile e a Braile Biomédica. Domingo também foi o inventor de aparelhos e equipamentos cardíacos, produzidos no Brasil, que baratearam custos e levaram a cirurgia cardíaca a mais pacientes. Ele é um dos cinco brasileiros entre os 600 membros da Associação Americana de Cirurgia Torácica (AATS).

Biografia

Domingo nasceu em Nova Aliança, São Paulo, em 1938. Era filho do médico italiano Lino Braile e de sua esposa, Maria Neviani Braile. domingo cresceu em São José do Rio Preto, onde desde pequeno frequentou oficinas mecânicas, onde aprendeu a trabalhar em motores de veículos. A influência do pai, imigrante italiano, o levou a ingressar no curso de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1957.

Ainda estudante, entre 1959 e 1962, Domingo fez parte do corpo docente Euriclides de Jesus Zerbini na oficina experimental de cirurgia cardíaca. Integrou também a equipe de experimentação de equipamentos e válvulas para cirurgia cardíaca do Departamento de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental da mesma instituição. Sua experiência com máquinas e motores fez dele um membro valioso da equipe e, entre 1960 e 1961, tornou-se assistente cirúrgico do professor Zerbini e optou por se especializar em cardiologia.

Em 1960, ele foi parado no elevador da faculdade de medicina pelo cirurgião Adib Jatene See More. Adib soube que Domingo trabalhava em uma bomba extracorpórea na oficina de Zerbini, usada em cirurgias cardíacas para manter o corpo do paciente oxigenado. Havia duas máquinas na faculdade de medicina, ambas extremamente caras e importadas. Zerbini acreditava que fabricá-los no Brasil reduziria o custo de equipamentos e cirurgias, atendendo a um número maior de pacientes. Adib se ofereceu para trabalhar juntos no equipamento.

Carreira

Formado, Domingo voltou para São José do Rio Preto, onde residiu no Serviço de Cirurgia Geral, da Casa de Saúde Santa Helena, entre 1963 e 1965. A experiência adquirida na equipe do professor Zeribini o fez criar, ainda como residente, a Serviço de Cirurgia Cardíaca da Casa de Saúde Santa Helena, em 1963, onde realizou a primeira cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea do interior do Brasil.

Em 1965, passou a trabalhar na Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, onde criou e chefiou o Serviço de Cirurgia Cardíaca da instituição até 1972. Foi líder da equipe que, em 1967, criou o Instituto de Doenças Cardiovasculares (IMC ) em São José do Rio Preto, onde Domingo trabalhou como cirurgião por 25 anos. Como cirurgião ou auxiliar, Domingo realizou mais de 30.000 cirurgias cardíacas e ajudou a criar 21 serviços de cirurgia e atendimento cardíaco em várias cidades do interior do país e em São Paulo.

A partir de 1973, Domingo começou a estudar a proteção miocárdica. Em 1977, fundou a IMC Biomédica, atual Braile Biomédica, onde, sob sua direção, iniciou a produção de válvulas cardíacas biológicas e enxertos de pericárdio bovino para operações cardiovasculares. Em 1985, criou o marcapasso cardíaco externo e o estimulador esofágico para estudar arritmias. Em 1988, desenvolveu um oxigenador de membrana para o sistema coração-pulmão, equipamento essencial para a cirurgia cardíaca.

A partir de 1988, Domingo desenvolveu no país a técnica de cardiomioplastia, uma alternativa aos transplantes de coração, em que o paciente se recupera mais rapidamente. Os resultados da pesquisa se tornariam sua dissertação de mestrado, apresentada no Universidade Gama Filho de Rio de Janeiroem 1994. Em 1990, defendeu sua doutorado no Escola Paulista de Medicinasob orientação de Enio Buffolo, intitulado Prótese valvar de pericárdio bovino: desenvolvimento e aplicação clínica na posição mitral.

Ele foi professor na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto de 1968 a 1977. Foi professor do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto de 1991 a 2012. Foi chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca e membro do Conselho Superior do Hospital de Base da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto até 1998. Foi professor de graduação da Faculdade de Medicina de Catanduva, responsável pelo ensino de cirurgia cardiovascular e torácica de 1983 a 1994. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a convite do reitor, foi chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca da Faculdade de Medicina e professor titular do mesmo serviço.

Entre 1996 e 2012, foi diretor e pró-reitor de pós-graduação da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Ao todo publicou mais de 450 artigos científicos, apresentou 675 trabalhos e recebeu diversos prêmios. Ele registrou 19 patentes de equipamentos e dispositivos cardíacos, bem como próteses para cirurgia do trato gastrointestinal e tratamentos de câncer.

Desde 2008, ocupa a cadeira número 11 da imortalidade no Conselho Superior da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, em São José do Rio Preto. Entusiasta da aviação, pilota planadores e multimotores na categoria de voo por instrumentos (IFR) desde 1955. Foi presidente do Aeroclube de São José do Rio Preto por cerca de 10 anos e vice-presidente por 18 anos. Em 1980, recebeu a Medalha do Mérito Santos Dumont pelos serviços prestados à Força Aérea Brasileira.

Morte

Em 2004, descobriu um tumor na garganta, mesmo não sendo fumante. Em busca de uma segunda opinião, Domingo foi aos Estados Unidos, onde foi submetido a altas doses de quimioterapia e radioterapia é gastrostomiaque enviou nutrientes direto para o estômago por meio de uma sonda, recuperando-se do tumor.

Domingo passou por uma cirurgia na coluna e estava acamado, sofrendo de dores recorrentes pneumonias, por mais de três anos. Ele morreu em casa em 22 de Março no 202081 anos, em São José do Rio Preto. Devido a pandemia de Covid-19, não houve velório. O prefeito de São José do Rio Preto declarou três dias de luto oficial após sua morte.

prêmios

Em 1986, recebeu do governo português o Ordem de Benevolência. Em 2009, em São José do Rio Preto, o então governador José Serra conferiu a Domingo a Comenda de ordem do Ipirangaa mais alta honraria do Estado de São Paulo, reservada a brasileiros que tenham prestado notáveis ​​serviços a São Paulo no campo social, científico ou cultural.

Em 2012, um produto desenvolvido por Domingo e sua equipe conquistou o Prêmio Inova 2012, concedido pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (Abimo) pela criação de uma válvula biológica para implantação via cateter, a válvula transcateter.

Em 2019, lançou sua autobiografia, assinada pelo jornalista Elma Eneida Bassan Mendesligar na aberturaatravés de Serif Editora.

Referências


Vídeo sobre Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp

Braile Cardio – Dra. Valéria Braile – Dia do Cardiologista

Pergunta sobre Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp

Se você tiver alguma dúvida sobre Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp, informe-nos, todas as suas perguntas ou sugestões nos ajudarão a melhorar nos próximos artigos!

O artigo Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp foi compilado por mim e minha equipe a partir de várias fontes. Se você achar o artigo Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp útil para você, apoie a equipe Curta ou Compartilhe!

Avaliar artigos Domingo Marcolino Braile

Classificação: 4-5 estrelas
Avaliações: 70 27
Visualizações: 39291416

Pesquisar palavras-chave Braile Cardio Cardiologista Em São José Do Rio Preto Sp

Dia do Cardiologista

Uma vida dedicada ao coração.

Essa é a família Braile, que há mais de 90 anos tem sua história voltada para o cuidado do coração do nosso povo.

Assista o vídeo com a mensagem da Dra. Valéria Braile, sucessora do avô, Lino Braile, e do pai, Domingo Braile, nos caminhos da cardiologia.

#BraileCardio #DiaDoCardiologista #Cardiologista #Cardiologia

1. Educação de deficientes visuais
2. Inventor do sistema de escrita Braille
3. Metodologia de alfabetização para cegos
4. Desenvolvimento de recursos para deficientes visuais
5. Inclusão social de pessoas com deficiência
6. Criador do método Braille
7. Mestre de educação para deficientes visuais
8. Promotor de direitos de pessoas com deficiência
9. Líder de movimento de inclusão de deficientes
10. Fundador da Associação Brasileira de Educação de Cegos

READ  Largo Do Cruzeiro De São Francisco Pelourinho Salvador Ba mais recente 2023